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3 anos 1 mês

Veja, pela sua Saúde!

Esclarecimento

Devido às inúmeras informações não precisas e incorretas difundidas pela comunicação social em diversos fóruns, relativamente às alterações no atendimento na urgência no Hospital Tâmega e Sousa, devemos esclarecer o seguinte;

Não é verdade que só os utentes direcionados pela SNS24 são atendidos na urgência.

Que muda afinal? Resumindo!

Não muda quase nada, sendo que só em situações não urgentes em que na triagem hospitalar seja em alguns casos atribuída a pulseira azul ou verde, são aconselhados a ligar para o SNS24 no próprio hospital, onde tem de ser garantida uma consulta no próprio dia ou dia seguinte no Centro Saúde.

Mas neste caso o utente não é obrigado a aceitar a recomendação de ligar SNS24, sendo o Hospital obrigado a admitir o utente e efetuar o procedimento normal ou garantir uma consulta no prazo de 24 horas num centro saúde, desde que a situação clínica o permita.

Em todas as situações de emergência que já vão encaminhados pelo o INEM, pelo SNS24, pelo centro saúde ou por qualquer médico com a informação clínica assinada, a admissão é normal como até agora, independentemente da gravidade.

Em todas as situações de emergência mesmo que vá com os seus próprios meios para o Hospital, o hospital não pode recusar em momento algum o atendimento, sendo que poderá aconselhar o utente a ligar SNS24 para agendar consulta no centro de saúde no prazo de 24 horas, em situações consideradas NÃO URGENTES (Pulseira AZUL ou VERDE), mesmo assim o utente não é obrigado a aceitar essa recomendação e sendo o Hospital obrigado a admitir o doente e o assistir e encaminhar para consulta caso a situação clínica o permita.

Recomendação

Para fluir melhor estas alterações é aconselhável que os utentes liguem em caso de emergência o 112 ou em caso de situações não urgentes para aconselhamento médico liguem SNS24 antes de ir para hospital.

No entanto reiteramos que em qualquer momento o Hospital NÃO pode recusar admitir/atender qualquer tipo doente que lá chegue por qualquer via, podendo sim o direcionar para consulta no prazo de 24 horas, desde que a situação clínica o permita.

Esperamos ajudar com alguma confusão causada por notícias incompletas que suscitam duvidas do funcionamento do serviço de urgência no Hospital Tâmega e Sousa.

Para melhor esclarecimento, podem consultar Portaria n.º 269/2024/1, de 16 de outubro, que regulamenta estas alterações.