ESTAMOS
À ESPERA
casa das artes
2 anos 9 meses 3 semanas 3 dias

O seu filho pode crescer com a escola de música da nossa Banda

Estão abertas as inscrições na escola de música da Banda de Freamunde para o próximo ano lectivo – uma oportunidade para dotar os seus filhos e netos de competências intelectuais e emotivas que os vão favorecer no futuro

Conheça os benefícios da música no desenvolvimento infantil

Todas as formas de arte contribuem para o desenvolvimento infantil e a música tem papel especial e ajuda a estimular áreas importantes do cérebro relacionadas à cognição e ao desenvolvimento de habilidades como a fala e a coordenação motora. Leia mais!

A música no desenvolvimento infantil contribui para a integração da sensibilidade e da razão, colabora com a comunicação, expressão corporal e socialização, estimula a concentração e a memória, além de ser uma ótima forma para as crianças brincarem e se divertirem.

Se a criança é estimulada com música antes dos cinco anos, desenvolve a área frontal do cérebro de forma a ter melhor raciocínio lógico e abstrato. A música integra corpo e mente e neste artigo selecionamos alguns benefícios da música no desenvolvimento infantil.

Concentração

A música exerce um poder de sensibilizar a criança e isso faz com que ela se envolva na melodia e se concentre no que está ouvindo. Essa atenção ao som potencializa o poder de concentração e, se ainda, ela for capaz de cantar um trecho ou aprender a música por completo, é sinal de que ela consegue focar naquela tarefa.

Se a musicalização for acompanhada de aprendizagem de algum instrumento, será ainda mais benéfica para desenvolver e aumentar a concentração.

Raciocínio e memória

Algumas áreas do cérebro que são ativadas com a musicalização na infância têm muito a ver com o processo educativo. Raciocínio e memória bem desenvolvidos são ferramentas importantes na escola e a música é capaz de desenvolver a percepção espacial e ativar a memória.

A música também faz com que as crianças tenham uma maior facilidade na aprendizage da matemática.

Expressão corporal

A música é uma fonte de estímulos inigualável para o desenvolvimento das expressões corporais. Ela integra corpo e mente, ativa a sensibilidade e também a razão, facilita a comunicação e a consciência do corpo, demonstrando seus sentimentos através dele.

Com a música no desenvolvimento infantil, a criança pode melhorar comportamentos como a indisciplina e a timidez e refinar a sua cordenação motora  principalmente se também exercitar a dança juntamente com a música.

Segurança emocional

Antes mesmo de iniciar a escolarização, a música é benéfica para desenvolver afetividade e confiança entre os pais e os filhos. Ela traz conforto e segurança emocional, facilita a socialização, a cooperação e a empatia nas crianças.

Aprendizagem escolar

Crianças em fase escolar crescem melhor de maneira importante do processo de musicalização. Ao cantarem ou ouvirem as músicas, por exemplo, palavras são entendidas nos seus significados e os sons produzidos são estimulantes para o aprendizagem da linguagem e para a alfabetização. Além disso, a repetição de músicas melhora a dicção dos alunos

O contacto com a música  no desenvolvimento infantil é muito importante para o estímulo de várias áreas. A musicalização pode e deve ser estimulada desde muito cedo, em casa e pelos pais.

Geralmente, as brincadeiras com música são as preferidas das crianças e essa forma lúdica maneira de introduzir a música na vida delas vai trazer muitos benefícios para o cérebro e para o emocional. Aposte num repertório rico, com vários estilos, de diversas origens e que utilize os mais variados instrumentos musicais.

______________

Rádio Freamunde