Confissões & Preocupações do Nani

ME Confesso Preocupado

Expresso a minha perplexidade e tristeza, mais uma vez, com o que se está a passar em Freamunde.

Naturalmente não só por estes últimos acontecimentos, como iluminação da igreja…, o percurso encurtado ou não da procissão…, as obras na cidade…, ou até mesmo da promessa que não se cumpre ao S.C. F. do campo sintético, etc…, .É também e sobretudo, pela forma passiva e aparentemente “ordeira” como tudo isto se está a passar.  Numa aceitação mesmo, que chega a ter contornos de pura covardia ideológica.

…E NÃO compreendo porque:

Todos estes acontecimentos são no fundo, tomada de posições e participações em concreto, que se mostram dentro de um cenário onde, alegadamente, há um plano para anular a importância e o protagonismo da cidade de Freamunde e da sua gente, no Concelho a que pertence.

Um plano bem antigo…, onde se coloca uma cidade, como Freamunde, ao mesmo nível de interesse e necessidades de uma vulgar e pequena freguesia. É um plano para mim mais que evidente e que conta, alegadamente, com a participação directa do Sr. Presidente da Câmara Dr. Humberto Brito e do seu irmão Manuel Brito, Pároco da cidade de Freamunde.

Mas, antes de apresentar factos…, quero fazer um pouco de história.

Carvalhosa faz fronteira com Freamunde.

Somos, portanto, vizinhos e diga-se de boa vizinhança. Eu tenho lá grandes e bons amigos, que nos visitávamos quando jovens. Eu ia a Carvalhosa…, eles vinham a Freamunde. Dois deles chegaram mesmo a jogar comigo no S.C.F.. Como eu, muitos outros Freamundenses lá partilhavamos e certamente que ainda hoje outros partilham amizades.

Pergunto…

Alguém viu por cá…, por Freamunde…, qualquer um dos irmãos Brito, nos tempos de juventude?… Em qualquer convívio…, festa…, ou café? Eu NUNCA os vi. Eles, ao não frequentarem Freamunde, cresceram num ambiente político hostil a Freamunde.  Num ambiente de gente mesquinha, que ao serviço de outros interesses, rejeitavam Freamunde. Gente que não perdia uma oportunidade para dizer à boca cheia:

_”Os Freamundenses têm a mania…”

_ “Os Freamundenses só querem é tudo para eles…”.

_ “Eles têm a mania que são os melhores, mas não vão levar é nada…”

Etc…

Lembram-se…? 

Eu não me esqueço destes “slogans…”, injustos, interesseiros e descabidos. Mas era assim….  …E em certos círculos…, ainda hoje é assim.

POIS É… Mas eles NUNCA cá estiveram. MAS ESTÃO AGORA… Um…, como Pároco e o outro como Presidente da Câmara que, mesmo agora como presidente, só cá vem em vésperas de eleições, ou em “serviço”.

São estas as duas personagens, que sem conhecerem Freamunde, nos mudam agora a “cara”, nos cortam as tradições e nos roubam a identidade e a alma.

Tudo no silêncio dos “deuses…” Com o silêncio da gente boa e de paz que não quere “problemas” e a participação directa da gente de cá, que gosta de estar sempre do lado do “poder…” Seja ele qual for. Nada de novo.  Em todas as terras há sempre gente “sabuja”.

MAS VAMOS AOS FACTOS…

Numa altura em que TUDO e TODOS os responsáveis políticos, deveriam estar concentrados na promoção das grandes Festas Sebastianas, porque honram o Concelho ao serem de nível Nacional, o Sr, Presidente da Câmara de Paços de Ferreira, prefere decidir e disponibilizar dezenas de milhares de euros para o anuncio de “grande” pompa, de um programa para uma festa medieval, em Paços de Ferreira!…

Logo depois das Festas Sebastianas… Com total disponibilidade dos autocarros camarários!… Gratuitos!…. Estão a perceber a importância de Freamunde e das Festas Sebastianas para o Senhor Presidente da Câmara?…

Senhor Presidente:

  • ”Entre festinhas, eventos e passarinhos.”.., que o Senhor tem realizado,  “espectáculos e feiras medievais…”,  que realiza, será que não arranja  dinheiro para acabar os 20 metros de estrada que faltam e que dá acesso às piscinas? Sim… Essa mesma estrada de 110m, que começaram em 2015… Estamos em 2022.

Senhor Pároco

Sendo as Festas Sebastianas uma Festa Popular centenária de excelência, naturalmente com tradições enraizadas e profundas, o Senhor coloca um “MAS…” à iluminação da igreja?… Um “MAS…, que espantou festeiros e população, que não estavam nada à espera!…

Apenas…

  • ”Porque aquela foi restaurada recentemente?…” Mas será que passa pela cabeça de alguém, que os Festeiros não corrijam para MELHOR, algum estrago que possa acontecer nas paredes ou telhado, devido à colocação da iluminação?…

Bom… Só faltava agora mesmo…, era o Sr, Presidente da Junta de Freamunde, o Sr Arménio Ribeiro, também tomar a mesma atitude e dizer aos festeiros que têm de fazer a festa noutro sítio, ou “inovarem…” com algo diferente…, porque o centro urbano foi todo remodelado e ainda mais, colocado lá relva.

Com o devido respeito… A igreja matriz…, ao que sei, não é uma tela de Rembrandt ou Munier, para ter com ela tais cuidados. É de cimento e pedra, como tantas outras que estão expostas à chuva, à neve, ao tempo…, e que naturalmente se deterioram e cuja reparação está ao nível de qualquer profissional da construção civil.

Por último… O trajecto da procissão sempre tão esperada e de enorme empenho e participação Popular, quer pelos arranjos e tapetes de flores, quer pelo fogo na Gandarela e paragem no quartel dos Bombeiros, é posto agora em causa o seu percurso?… Porque é longo?…  Só deram fé agora?… Que estranha demora…Mas se é…, Sr. padre Brito, QUE SEJA O POVO A DIZÊ-LO…

____________________________

Por Fernando Jorge Santos

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Seja Assinante

Promovemos Freamunde em todo o mundo. ASSINE aqui e, por 25 euros ano, tenha acesso a todos os conteúdos sem limite.

Não excluímos ninguém. Se não pode pagar o valor acima indicado, visite-nos ao sábado entre as 10 e as 12h00, na Rua do Comércio 125, em Freamunde, para encontramos uma solução.