ESTAMOS
À ESPERA
casa das artes
2 anos 9 meses 3 semanas 4 dias

Quem te apagou, minha querida?

Haverá alguém com poderes para traçar as linhas do céu? Impedir o céu azul de Freamunde de ser invadido pela silhueta de luz da igreja matriz é um bem disponível? Retirar da memória presente e futura aquele foco de luz que uniu gerações é imaginável? Parece que sim; e aqui fica registado o lamento de quem, desde pequeno, ali acorreu, pela mão dos seus familiares, para ver a “iluminação da nossa igreja”.

Ao lado da matriz temos agora uma nova igreja que dispensa este acto pois ela própria é torrente de luz. E que bem que fica essa iluminação desenhada por quem a traçou. Mas a matriz – construída noutro tempo – precisa de ser iluminada para cumprir a sua função de farol num evento de primeira.

Iluminamos porque queremos que se faça luz; porque fazendo luz, realçamos o que é essencial. E queremos isso até porque é bonito, gostamos e temos prazer e até orgulho de ver, experimentar e mostrar a “nossa” igreja.

Esta decisão da “apagar” a igreja é complexa; evita o prazer de a ver iluminada e dá um gozo completo àqueles que desde sempre gostariam de a ver até apagada da memória.

É uma decisão complexa, mas de frágil argumentação porque assente num receio eventual e futurível que não deveria atemorizar gente experiente.

Nas ocasiões públicas de afirmação da nossa cidade e da nossa gente precisamos de nobreza nos actos solenes. Iluminar edifícios e lugares sagrados é assim um acto cultural e por isso de civilização.

Precisamos destes sinais para educar os nossos filhos e netos. Com brio, sem medo e com confiança. porque não podemos ficar amarrados apenas à água do Agrelo.

Por Arnaldo Meireles

NOTA –  Aprendi a festejar as Sebastianas pela mão dos meus familiares a partir dos 4 anos. Era preciso ir a Freamunde ver “a iluminação da igreja, uma coisa de outro mundo!”. E com esta narrativa se construiram epopeias que alimentam a tradição que, também, nos faz e orienta. Por isso dizemos que “Freamunde é grande”

COMUNICADO DA COMISSÃO DE FESTAS:

Pode ser um desenho animado de texto
COMUNICADO
Está a decorrer o período de Iluminação e Ornamentação relativos às Sebastianas 20+2 em Freamunde.
Todo o processo será concretizado à semelhança dos anos anteriores com exceção da Iluminação e Ornamentação da Igreja Matriz, que por indicação da paróquia, não poderá ser iluminada da forma tradicional, sobre o pretexto das obras de requalificação a que foi sujeita recentemente.
A comissão não deixará de procurar a melhor solução para que a nossa Igreja esteja digna para as festas em honra do Mártir de São Sebastião.
Obrigado.
Comissão Sebastianas 20+2 Freamunde

Paços de Ferreira, 29 de Junho, 23h30horas

No dia 16 de Junho, celebrou a paróquia de Santa Eulália a festa do Corpo de Deus. Ainda ontem, a igreja matriz iluminava a cidade. Discreta, altaneira mas solene: quem não gosta de entrar numa cidade e ver este sinal de respeito pelo sagrado?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________