ESTAMOS
À ESPERA
casa das artes
2 anos 9 meses 3 semanas

Nos 93 anos dos nossos Bombeiros

Esta cerimónia assinala os 93 anos da Associação dos Bombeiros Voluntários de Freamunde – ocasião para homenagem a membros do corpo activo e momento para o presidente da Associação explicar os investimentos em curso.

Mendonça Pinto: investimentos avultados agora e no futuro

Começo por cumprimentar e agradecer a presença do Presidente Camara Municipal de Paços de Ferreira – Dr.
Humberto Brito e na sua pessoa todos os autarcas aqui presentes, Presidente da Assembleia Geral desta Associação Eng.º Jose Moura e na sua pessoa todos os sócios e elementos que compõe os órgãos sociais desta Instituição, Vice-Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses – Comandante Emanuel Santos, Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto – Comandante José Luís Morais, Presidente da Junta de Freguesia de Freamunde – Arménio Ribeiro, Presidentes de Junta da nossa área de intervenção, Segundo Comandante Sub-Regional de Emergência eProtecção Civil do Tâmega e Sousa – Dr. Orlando Rodrigues, Comandante José Domingos, Dirigentes e Comandantes de outros Corpos de Bombeiros aqui presentes e da Cruz Vermelha, Bombeiros e Bombeiras, Convidados e imprensa, Meus senhores e Minhas senhoras:

Começo por realçar e agradecer o empenho dos meus colegas de direcção / no avanço das obras na unidade local de formação e na ligação dos terrenos deste quartel.

Quero realçar a importância dessas obras para a Associação /para o Concelho / para a nossa área de intervenção / para a população em geral e agradecer o apoio financeiro dado pela camara municipal / pela Junta de Freguesia de Freamunde e pela sociedade civil que nos tem incentivado / apoiado e nos tem servido de alento para a concretização de uma obra que / consideramos fundamental para a formação dos nossos bombeiros.

Bombeiros que embora voluntários são profissionais na acção e onde esse profissionalismo deve andar de braço dado com a formação.

Trata-se acima de tudo de criar as condições necessárias para prestar formação / contínua aos bombeiros. Formação que cada vez mais / se torna imprescindível e lhes garante a aptidão necessária à prestação no socorro.

Ainda relativamente às obras referidas estamos cientes que e como diz o ditado a procissão ainda vai no adro

O caminho a percorrer é longo e o investimento avultado. Podemos dizer que ainda estamos na conclusão da 1ª fase do investimento. Por isso apelo ao senhor presidente da Câmara / aos presidentes de junta da nossa área de intervenção e *a sociedade civil para não nos desampararem na concretização de tão vital obra para a população.

Por último uma palavra ao Corpo Activo. Estamos em plena época de combate aos fogos florestais. Época que se prevê com picos de calor extremo e onde se admite a possibilidade de exaustão e com horas de difícil combate às chamas.

Aos bombeiros e bombeiras lembro e espero que nunca se esqueçam que em primeiro lugar está a vida humana.

Peço-lhes para serem cautelosos e que não coloquem a vossa vida em risco. Para vos apoiar contem com a disponibilidade da direcção.

Estamos cá para todo e qualquer momento que precisem.

Aos condecorados os meus parabéns. As condecorações que hoje recebem são o produto da vossa dedicação e empenho à causa humanitária.

Dedicação que espero que sirva de inspiração a todos aqueles que queiram vir a ser bombeiros e também aqueles que
abraçaram a causa recentemente. Obrigado.

Mendonça Pinto, Presidente da Direcção.

Fotos: CMPF e Vídeo captado a nosso pedido pelos Bombeiros de Freamunde

#bombeiros #freamunde #aniversário