Avenida renovada cria “adro de protecção” da Igreja paroquial

A nova igreja de Freamunde ganha com as obras da avenida prestes a acabar dando-lhe destaque na sua dimensão e permitindo um melhor enquadramento do edificado. Dir-se-ia que com estas obras a igreja ganha um novo adro terminando assim a leitura arquitectónica que incluiu já um adro interiror.

Teremos essa percepção quando a situação de saúde pública permitir grandes ajuntamentos de pessoas que nessa altura sentirão os efeitos deste logo urbanístico.

A avenida ao ser quebrada no meio com um grande largo perde a tentação de se tornar uma “pista para os mais arriscados” e ganha em fôlego na sua percepção. Passe por lá, agora em desconfinamento, e veja esta obra que está a terminar.

De recordar que o desenho desta avenida e a “criação” do largo é de autoria do arquitecto Paulo Bettencourt, recentemente falecido.

O que é um adro? Curiosidades

Os espaços livres junto a igrejas, sejam eles adros, largos ou pátios, são desde sempre espaços abertos. Livres (o que não diferencia público de semi-público), conferindo um certa monumentalidade ao templo.

As igrejas, edificações que marcam a paisagem, tanto pelo seu tamanho e posição geográfica no sítio, como pelo lado histórico-simbólico da ocupação dessa região e representante do poder papal, são geradoras de espaços contíguos muito característicos dessa paisagem, os quais apresentam funções de agregar população, servir de início/fim de procissões e festas de padroeiras, ladear mercados e feiras, servir de espaços de lazer.

O que restou das igrejas e dos espaços livres que as cercam são hoje testemunhos de um passado que ainda se faz presente, conferindo identidade a estes sítios, e muitas vezes ainda exercendo a mesma função de outrora.

De início, passemos a questão do nome desses espaços – largo, adro, pátio. Denominação difícil de diferenciar, tanto no conteúdo como na leitura espacial destes espaços. Vejamos esta referência:

Adro – Terreno em frente e/ou em volta de igreja.
Largo – 1. Que tem grande extensão transversal. 2. Amplo, vasto. 3. Que não é estreito ou apertado; folgado. 4. Importante, considerável. 5. Generoso, liberal. 6. Largura. 7. Praça (1 Lugar público cercado de edifícios; largo).
Pátio – Recinto descoberto no interior dum edifício.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário da Língua Portuguesa.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1977.

 

 

Seja Assinante

Promovemos Freamunde em todo o mundo. ASSINE aqui e, por 25 euros ano, tenha acesso a todos os conteúdos sem limite.

Não excluímos ninguém. Se não pode pagar o valor acima indicado, visite-nos ao sábado entre as 10 e as 12h00, na Rua do Comércio 125, em Freamunde, para encontramos uma solução.