A rede ciclável, pedonal e com Interface Paços de Ferreira/Freamunde, foi objeto de uma candidatura a fundos comunitários, no valor de 2,1 milhões de Euros, tendo o auto de consignação sido agora assinado. A obra deverá começar já no próximo mês de outubro.
O projeto de um percurso ciclável urbano, entre as cidades de Paços de Ferreira e Freamunde, insere-se na aposta da Câmara Municipal em criar condições de melhoria da mobilidade e acessibilidade no concelho, com o objetivo de reforçar os modos ativos (pedonal e ciclável) e melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos, assim como diminuir a quantidade de carbono na atmosfera.
PLANTAÇÃO DE 220 ÁRVORES
Ao longo dos 2,4 km desta ciclovia, que unirá as cidades de Paços de Ferreira e Freamunde, serão plantadas 220 novas árvores, com uma altura mínima de 2 metros.
PROJETO INTEGRADO NO PLANO DE AÇÃO PARA A MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL (PAMUS)
Esta obra integra a rede estruturante do concelho, inscrita como uma das ações no Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS).
Esta rede ciclável permitirá reequilibrar a distribuição do espaço público por todos os utilizadores, criando uma situação mais justa para todos aqueles que optam por não utilizar o automóvel como meio de deslocação. Garante ainda uma rede pedonal e ciclável mais consistente, coesa e segura.
O objetivo final é partilhar o espaço público por todos os cidadãos. Isso implica acessibilidade para todos os modos de mobilidade, e para as características de mobilidade dos cidadãos, promovendo ruas que integrem as diferentes necessidades e limitações.
O projeto integrado no atual quadro comunitário de apoio, tem por objetivo a criação de uma rede ciclável e pedonal, com interface de Paços de Ferreira/Freamunde. Esta rede tem como pontos de partida e chegada as cidades de Paços de Ferreira e Freamunde, atravessa áreas urbanas diversificadas, grandes superfícies comerciais e polos industriais.
PERCURSO CICLÁVEL E PEDONAL COM 2,4 KM DE EXTENSÃO
Procurou-se criar um percurso inclusivo, potenciador da atividade física, um fator de otimização ambiental, não só através da eliminação de barreiras físicas ao longo do percurso, como também de melhoria da eficiência energética e ecológica, pelo que estas redes cicláveis e pedonais contribuem decisivamente para a consolidação/formação dos aglomerados urbanos integrados em ambientes não edificados que os rodeiam.
O percurso ciclável e pedonal proposto apoia-se na rede viária existente, melhorando-a e tornando-a mais segura para peões, ciclistas e automobilistas, promove o decréscimo do trânsito motorizado, sobretudo em zona urbana de grande densidade populacional e nos polos de ensino, emprego, equipamentos e interfaces de transportes, consolida os aglomerados urbanos, em virtude da requalificação das vias públicas e promove a qualidade ambiental resultante da utilização de transportes não poluentes, nos movimentos pendulares de curta/média distância entre os lugares de residência e as áreas potenciadoras de grandes fluxos populacionais. Desta forma, serão implementados aproximadamente 2,4 Km de percurso pedonal e ciclável.
TIPOLOGIAS DE PERFIL
Optou-se por uma faixa ciclável única bidirecional, em vez de faixa ciclável dupla unidirecional, por forma a cumprir o critério de coerência da rede, mas também à maior segurança e atratividade proporcionadas por esta tipologia, num contexto de estímulo ao aumento da quota de utilizadores de bicicleta.
O perfil transversal tipo é caracterizado, em grande parte, por uma faixa ciclável, em betuminoso pigmentado a cor vermelha, que apresenta uma largura útil de 2,60 metros, numa extensão de aproximadamente 2,4 km, acompanhado por passeio pedonal com largura variável igual ou superior a 1,50 metros, delimitados por guia de granito e pavimento em microcubo de granito, assente em almofada de areia igualmente acompanhado por uma faixa de proteção à ciclovia de cerca de 1,2 metros, construída em microcubo de granito amarelo e caldeira ajardinada pontuada com 220 árvores.
NOVO INTERFACE EM CARVALHOSA, JUNTO À DOMÓVEL E FERRARA PLAZA
O interface vai ser criado numa via contígua à Estrada Municipal 207, o que permite, sem constrangimentos de trânsito, articular-se com outros meios de transporte, na zona intermédia entre as cidades de Paços de Ferreira e Freamunde, nas imediações do Centro Comercial, do complexo Domóvel, e de polos industriais, isto é, numa área de grandes fluxos populacionais.
Este equipamento, construído em estrutura metálica, vai permitir a aquisição de bilhetes de forma automática, terá painéis informativos eletrónicos, e um pequeno espaço para w.c. de apoio aos utentes da ciclovia, bem como uma área de abrigo em vidro temperado.
Texto: CMPF