As contas de cabeça do Hernâni para a bola saltar em Freamunde

Assembleia geral extraordinária do SCF 

Ontem, dia 29 de abril de 2021, na casa da cultura de Freamunde, ocorreu uma assembleia geral extraordinária do Sport Clube Freamunde. A assembleia incidiu sobre seis temas:

-Leitura e aprovação da ata anterior (18 de novembro de 2019): leitura de um resumo da assembleia geral anterior e, de seguida votação para aprovação dessa mesma ata que foi aprovado por unanimidade pelos sócios presentes;  

-Informações do PER do Sport Clube de Freamunde: Foi chamado ao palco o doutor Domingos que informou os sócios do ponto de situação em relação ao PER, isto é, um Plano Especial de Revitalização (PER) que tem como finalidade permitir a uma empresa que esteja numa situação economicamente difícil ou em situação de insolvência iminente, mas que ainda seja passível de ser recuperada, negociar com os credores com vista a um acordo que leve a revitalização daquela. O doutor Domingos fez um breve resumo do ocorrido desde o verão de 2019, ou seja, houve más gestões tanto por parte de Carlos Carvalho como dos argentinos mas, com a entrada de Hernâni Cardoso o paradigma mudou. Em agosto de 2019 a direção do SCF decidiu avançar para o pedido de um segundo PER, aceite em tribunal, com negociação com os credores mais importantes. O PER do clube transitou de forma normal e o clube começou uma nova vida em 2020, sendo que a situação do clube neste momento está estável. A dívida é de 800 mil euros o objetivo do PER é pagar 300 mil euros em 10 anos, ou seja, cerca de 2500 euros por mês;

-Informações do PER do SCF SAD: A situação da SAD é mais complicada. O Freamunde pondera avançar para um segundo PER que é praticamente inevitável, se este não for aprovado põe em risco a inscrição de jogadores. Se a SAD não for viável existem duas soluções: começar de novo a SAD, ou seja, metendo insolvência ou o clube conseguir suportar as despesas do clube e da SAD que pode ser facilitado com uma subida de divisão este ano. 

-Informações sobre parcerias que o SCF pretende realizar: o SCF vai avançar para parcerias com a BTT, com o Andatrilhos e já formou a academia de bilhar de Freamunde. O presidente Hernâni Cardoso informou que quem for sócio destes clubes irá ser sócio do SCF. Existem vários projetos como melhorias das infraestruturas do clube isto em articulação com a Câmara Municipal, uma criação de um campo de futebol de praia, denominar o complexo desportivo com um nome de uma pessoa importante da terra como José Maria Taipa, por exemplo.

-Análise do impacto da Covid 19 e decisões para revitalizar o clube: O presidente Hernâni Cardoso informou que o SCF perdeu receitas de 5 a 10 mil euros só com bilhetes e estádios fechados, a época teve um saldo negativo de 32 mil euros. Freamunde só é viável com 1000 a 1500 sócios e deixamos desde já um incentivo a ajudarem o clube da forma que puderem. Existem vários projetos como melhorias das infraestruturas do clube isto em articulação com a Câmara Municipal, uma criação de um campo de futebol de praia, denominar o complexo desportivo com um nome de uma pessoa importante da terra como José Maria Taipa, por exemplo. As parcerias juntamente com estas propostas apresentadas pelo presidente são importantíssimas na revitalização do clube.

-Trinta minutos para tratamento de outros assuntos de interesse do clube: Neste ponto foram feitas questões por parte dos sócios. O ponto mais importante a ser discutido foi a retirada do terreno ao Freamunde por parte da Câmara Municipal onde o presidente do SCF se mostrou confiante de que o Freamunde iria reaver esse terreno mais tarde ou mais cedo.

Para concluir dizer que o Freamunde está num bom caminho mas, precisa da ajuda de todos, daqueles que gostam do clube, daqueles que são de Freamunde, juntos seremos mais fortes vamos demonstrar o bairrismo de Freamunde tentem ajudar o clube da maneira que puderem. Fiquem seguros e cumpram as normas do governo     

Reportagem David Carvalho

Seja Assinante

Promovemos Freamunde em todo o mundo. ASSINE aqui e, por 25 euros ano, tenha acesso a todos os conteúdos sem limite.

Não excluímos ninguém. Se não pode pagar o valor acima indicado, visite-nos ao sábado entre as 10 e as 12h00, na Rua do Comércio 125, em Freamunde, para encontramos uma solução.