Campeonato suspenso, tempo para balanço

As competições distritais de séniores, e no caso do Freamunde a divisão de elite pró-nacional da A. F. Porto, foram obrigadas a parar mais uma vez pela situação crítica que Portugal e o mundo enfrentam em relação à pandemia. Com isto, surge o tempo nunca antes tido para observar o que se está a fazer bem e o que há a melhorar.

Sport Clube de Freamunde – Estatísticas

14 jogos, 8 vitórias, 3 empates, 3 derrotas, 27 pontos conquistados, 2.º lugar do campeonato

Registo em casa: 7 jogos, 6 vitórias, 1 empate, 19 pontos conquistados em 21 possíveis, invicto no seu estádio

Registo fora de casa: 7 jogos, 2 vitórias, 2 empates, 3 derrotas, 8 pontos conquistados em 21 possíveis

37 golos marcados (melhor ataque), 22 golos sofridos (5.ª pior defesa)

Em igualdade pontual com o Alpendorada e Sousense, a 8 pontos do primeiro classificado, o Rebordosa.

Olhando para as estatísticas e também para os jogos do Freamunde, percebem se alguns pontos a melhorar como:

Registo fora de casa: Freamunde que dos seus 27 pontos, apenas 8 dos mesmos foram conquistados fora de casa. Para além disto, 17 dos 22 golos sofridos da equipa freamundense são fora de casa. A equipa da terra dos capões empatou com Alpendorada (2-2) e Lousada (1-1) e perdeu com o Rebordosa (4-1), Marco (2-1) e Gens (4-2). Resultados pesados que evidenciam outro dado que é o facto do Freamunde ainda não ter conseguido acabar um jogo com a baliza a zeros fora de casa. Se fizermos uma comparação com o Rebordosa, por exemplo, fora de casa o Rebordosa tem 16 pontos conquistados, este é necessariamente um ponto a melhorar.

Golos sofridos: já falado nos jogos fora de casa, comparando com os quatro primeiros só o Alpendorada fica próximo com 18 golos sofridos, e é algo que pode trazer dissabores às hostes freamundenses.

Consistência: isto é algo que se nota principalmente no decorrer dos jogos. O Freamunde como qualquer equipa de futebol não pode fazer sempre grandes exibições, mas, se por exemplo olharmos para o último jogo em Barrosas o Freamunde entrou mal na partida, a meio da primeira parte teve um bom período, entrou forte na segunda parte, adormeceu até aos minutos finais onde conseguiu a reviravolta. Creio que se nota alguma falta de conforto em estar por cima do jogo porque em Barrosas acabou por recuperar da desvantagem depois de estar em vantagem, mas por exemplo em Marco já não o conseguiu fazer, se for uma equipa consistente ao longo de todo o jogo terá mais resultados positivos.

Apesar de tudo o apontado, o Freamunde está em um dos lugares que dá o acesso ao apuramento de campeão e, por ventura, à subida ao campeonato de Portugal. Nem tudo está mal, aliás o registo em casa e os golos marcados associado à qualidade ofensiva são pontos fortes desta equipa freamundense. Se estes forem melhorados o Freamunde só terá a ganhar com isso, porque em tudo no futebol há espaço para melhoria. 

Em nome da Rádio Freamunde, pedir a todos que cumpram as normas ditadas pelo governo, protejam-se e restem seguros.

David Carvalho

Foto: Daniel Ribeiro

Seja Assinante

Promovemos Freamunde em todo o mundo. ASSINE aqui e, por 25 euros ano, tenha acesso a todos os conteúdos sem limite.

Não excluímos ninguém. Se não pode pagar o valor acima indicado, visite-nos ao sábado entre as 10 e as 12h00, na Rua do Comércio 125, em Freamunde, para encontramos uma solução.