Neemias Queta, o sonho português

Na próxima madrugada, o poste português de 22 anos pode tornar-se o primeiro português de sempre a jogar basquetebol na NBA.

Neemias Queta nascido em Lisboa e filho de pais guineenses, cresceu na margem sul do Tejo e entrou pela primeira vez num campo de basquetebol com dez anos nas camadas jovens do FC Barreirense, por incentivo da família. Mais tarde, chegou ao SL Benfica, onde na temporada 2017/18 fez dois jogos na Liga Portuguesa de Basquetebol. A 31 de agosto de 2018 separou-se oficialmente do Benfica, rumando aos Estados Unidos da América, para representar os Utah State Aggies.

Na próxima madrugada, o poste de 2,13m e 111 kg irá estar no Draft da NBA onde serão escolhidas, por parte das equipas da NBA, as 60 melhores promessas do basquetebol dos EUA e internacionais para assinarem contrato. O Draft irá realizar-se em Barclays Center de Brooklyn e terá início à 1:00 (transmissão na SportTV+). Neemias não se irá deslocar a Brooklyn mas, estará na Califórnia, vestido a rigor por Paulo Battista com as cores nacionais, à espera de saber se irá fazer história.

Nas últimas semanas, Queta treinou com algumas equipas da NBA, entre elas, Milwaukee Bucks, atuais campeões; Phoenix Suns, atuais vice-campões e os campeões do ano passado, Los Angeles Lakers.

Texto David Carvalho

Seja Assinante

Promovemos Freamunde em todo o mundo. ASSINE aqui e, por 25 euros ano, tenha acesso a todos os conteúdos sem limite.

Não excluímos ninguém. Se não pode pagar o valor acima indicado, visite-nos ao sábado entre as 10 e as 12h00, na Rua do Comércio 125, em Freamunde, para encontramos uma solução.