ESTAMOS
À ESPERA
casa das artes
2 years 9 months

Tonanha – Treinador do SC Freamunde

António Sousa, no mundo do futebol conhecido por Tonanha, com 48 anos, será o treinador do S. C. Freamunde SAD para a époça de 2022/2023, equipa que competirá na Divisão de Elite da A. F. Porto.
A sua equipa técnica será também constituída por Tito, Vingança e Cura. Nas últimas épocas Tonanha orientou a equipa do Barrosas tenho também anteriormente sido treinador do Rebordosa e do Vilarinho.
 A sua carreira de treinador começou na formação do S. C. Freamunde, tendo treinado a equipa de juniores na 1.ª e 2.ª Divisão Nacional, e a equipa de Juvenis no Campeonato Nacional.
É um homem que conhece os cantos à casa, que os adeptos conhecem desde que chegou com  11 anos ao clube, tendo sido Campeão Distrital de Iniciados, Juvenis e Juniores.
Como sénior, foi também Campeão da Série B da antiga 3.ª Divisão Nacional. Jogava nos seniores do S. C. Freamunde quando representou a Seleção Nacional no Mundial de Sub-20, na Austrália, em 1993.
Depois de meia época no Chaves, na 1.ª Divisão Nacional, jogou duas épocas e meia no Belenenses, tendo muito cedo sido obrigado por motivos de saúde a terminar a carreira de jogador, mas ainda a tempo de com a venda do seu passe, há 20 anos o S. C. Freamunde ter recebido 10.000 contos (50.000 €).
Esta será uma época especial para Tonanha, pois segundo diz: – “10 anos após, regresso ao meu clube do coração”.
__________________________________________________
Por Pedro Ribeiro