ESTAMOS
À ESPERA
casa das artes
2 years 6 months 1 week

Manifesto + Cultura

MANIFESTO – CENTRO CULTURAL DE FREAMUNDE

A 9 de Março de 2021, foi entregue pelas associações subscritoras o seguinte manifesto na Câmara Municipal de Paços de Ferreira e na Junta de Freguesia de Freamunde. De seguida foi feita a entrega do manifesto aos partidos com representação concelhia.

A Cultura é um activo patrimonial da nossa terra que merece um maior investimento nos próximos anos e nomeadamente um espaço a ela dedicado – um Centro Cultural.

A produção cultural em Freamunde ultrapassa as cinquenta actividades anuais o que justifica uma atenção pública a esta freguesia para dar resposta a uma ambição que vem de longe de várias associações que pensam no futuro. Sabemos que este futuro apresenta-se condicionado pela falta de infra-estruturas para produção cultural. Recorde-se que foi apresentada uma candidatura em anos passados para a construção de um espaço cultural e que mereceu o acolhimento da Junta de Freguesia de Freamunde, da Câmara Municipal de Paços de Ferreira do Governador Civil do Porto, e de todas as forças políticas.

Este consenso da altura, precisa de ser retomado. Freamunde é reconhecido como a terra da cultura e do associativismo. O que justifica que as associações subscritoras deste manifesto o apresentem às forças políticas, agora que estamos na altura de decidir que opções devemos tomar em sede de investimento.

 Um Centro Cultural em Freamunde

Dando cumprimento às aspirações e necessidades vimos propor a criação de um Centro Cultural dotado para dar resposta às atividades desenvolvidas ao longo do ano.

Freamunde precisa de um Centro Cultural que apresente propostas e estímulos para uma vivência cultural de qualidade, eclética e com equidade. O turismo cultural é uma realidade, e este pode e deve ser a forma de conciliar todas as mais valias que a cidade tem e apresenta. Compatibilizar a gastronomia (Capão à Freamunde) a hotelaria, a indústria e um forte programa Cultural, trará visitantes à cidade e ao concelho potenciando a economia local.

O Centro Cultural em Freamunde deverá ser moldado de modo a acolher a maior diversidade cultural e artística possível.

Deve permitir a realização de espetáculos, concertos, congressos, seminários, convenções, eventos corporativos e sociais, cursos, workshops, ações de formação, exposições.

Estamos certos que a existência desta infraestrutura permitirá o aparecimento de novos públicos e novas opções culturais que permitirão oferecer uma agenda cultural diversificada, democrática, promotora da integração cultural e uma referência de criatividade na região do Vale do Sousa.

Um projecto de dimensão com envolvimento da população

Pretendemos sensibilizar para a necessidade de um Centro Cultural que tem de estar à altura da qualidade da programação cultural já existente, da que se pretende fazer e da nossa história. Estamos disponíveis para colaborar de modo a delinear o projecto financeiro e societário que dê garantias de um Centro Cultural economicamente viável.

 As associações subscritoras:

– AALF – Associação de Artes e Letras de Freamunde

– AJAF – Associação Juvenil Ao Futuro

– Associação Cultural e Recreativa Pedaços de Nós

– Associação de Criadores de Capão de Freamunde

– Associação Musical de Freamunde

– Associação Sebastianas de Freamunde

– Associação The New Party Makers

– Grupo Folclórico de Freamunde

– GTF – Grupo Teatral Freamundense