ESTAMOS
À ESPERA
casa das artes
2 anos 10 meses 1 dia

Inovar no social com “Habilit’arte”

Recebeu o nome de Habilit’Arte e designa bem o objectivo que pretende atingir – intervir socialmente junto de comunidades afectadas com novas dimensões da pobreza, visando a integração na comunidade e para isso usando mecanismos de intervenção através de várias artes, como teatro, música, desporto.

Esta iniciativa da Câmara Municipal foi apresentada pela vereador Filomena Silva que explicou o enquadramento desta iniciativa que será desenvolvida em bairros sociais do concelho e em parceria com instituições sociais, nomeadamente a Obra Social Sílvia Cardoso que nesta medida é parceira da Câmara Municipal.

Como referiu o presidente do Executivo a participação desta IPSS nesta acção também se justifica por acontecer no respeito do perfil da  fundadora da Obra. Recorde-se que Sílvia Cardoso foi a primeira mulher natural de Paços de Ferreira a ter uma dimensão social reconhecida a nível nacional, ela que foi contemporânea do Padre Américo – fundador da Obra de Rua. Marcou a sociedade da época e a sua inspiração continua a orientar o projecto educativa da Obra que ostenta o seu nome e que contou com a colaboração de Alice Baptista, outra senhora a quem o concelho deve reconhecimento.

Com esta acção a Habilit’arte vai estar atenta sobretudo às pessoas mais idosas, afectadas pelo isolamento provocado pelo Covid. Também está orientada para a identificação, formação e acompanhamento de uma equipa de Cuidadores Informais – provavelmente a acção social local será muito orientada para a criação desta equipa de cuidadores.