ESTAMOS
À ESPERA
casa das artes
2 anos 9 meses 3 semanas 4 dias

A condição necessária do apoio à natalidade

Cinquenta e uma famílias receberam da Câmara Municipal o apoio à natalidade com a entrega do chamado cheque-bebé no valor de quinhentos euros. O pagamento deste valor foi realizado pelo presidente do Município que deu os parabéns aos pais por “contribuirem no crescimento da comunidade”.

O nosso país assiste ao “inverno da natalidade” e a edilidade entende que este apoio à infância, embora simbólico, contribui para criar um ambiente mais amigo das famílias que permita aos residentes melhores condições sociais.

Para Setembro a câmara projecta a instalação de creches e berçários nos actuais centros escolares mas ainda não se conhece o modelo de funcionamento, nomeadamente a relação a promover entre esta iniciativa municipal e as consequências que pode ter no funcionamento interno das IPSS que oferecem à mesma população este serviço.

Descentralização de competências

O investimento crescente da edilidade em matéria social mereceu uma chamada de atenção do PSD na última reunião da Câmara onde referiu ser a favor. Contudo sublinham estar “contra a forma como está a ser feito pela Câmara Municipal. A criação da Divisão da inovação social retira funções que vinham sendo desenvolvidas pela Divisão da Ação Social e as Instituições Particulares de Solidariedade Social concelhias no acompanhamento das cerca de 600 famílias do concelho. Defendemos que a descentralização dos serviços de Lisboa para Paços de Ferreira é vantajosa, pela proximidade, mas não compreendemos a necessidade de a Câmara criar uma nova divisão, quando os serviços de Ação Social do Município e das IPSS concelhias estavam a funcionar e tinham um conhecimento aprofundado dos problemas das nossas famílias. A questão social é demasiado sensível para se transformar num caso político e não sabemos os impactos que esta mudança terá nas famílias. Lamentamos que não tenha sido ouvido o Conselho Local de Ação Social. A forma como está a ser conduzido deixa-nos preocupados”.


Fotos – CMPF