ESTAMOS
À ESPERA
casa das artes
2 anos 9 meses 3 semanas

O desconto de 50% nas ex-Scut que afinal não é bem assim

O anunciado desconto nas autoestradas (ex-scut) de 50% não se verificou apesar de amplamento anunicado nas últimas semanas. A portaria publicada pelo governo exclui os carros ligeiros e atenua o desconto, em diversas situações.

Foram alteradas as tabelas de referência das taxas de portagem, excepção feita nos troços de A4 no túnel do Marão e Vila Real-Bragança e também da A-13.

Noutras vias o desconto de 50% incide sobre as taxas aplicadas até 10 de Janeiro passado, e os condutores apenas pagame menos desde que instalem a Via Verde. Além disso os os veículos de passageiros e de mercadorias terão de ter um certificado do Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

A aplicação do desconto não é por viagem e tem condições. Assim, por exemplo no túnel do Marão, e se usar um carro de classe 1, nos primeiros sete dias do mês tem um desconto de 15%, a partir do dia 8 o desconto é de 25%. Se tiver veículo de classe 2, 3 e 4, a viagem entre as 8 horas e as 20, de segunda a sexta-feira o desconto é de 25%, e aplica-se sobre a taxa aplicada com desconto. A viagem entre as 8 e as 19.59 horas nos dias úteis contempla um desconto de 35% sobre o preço reduzido