ESTAMOS
À ESPERA
casa das artes
2 anos 10 meses 1 dia

Parque habitacional reforçado com 16 milhões

A Câmara Municipal de Paços de Ferreira e o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) assinaram, esta sexta-feira de manhã, um acordo de colaboração para a concretização da Estratégia Local de Habitação (ELH), que representa investimentos superiores a 16 milhões de euros no parque habitacional municipal.

Este acordo, que se insere no quadro da Nova Geração de Políticas de Habitação, foi solicitado em tempo oportuno pelo Município que, através dos seus serviços e dos seus técnicos, identificou, planeou e propôs promover as melhores soluções habitacionais para o Concelho, direta e ou indiretamente, com financiamento ao abrigo do Programa de Estratégia Local de Habitação.

O presente Acordo vai permitir que 350 agregados e 748 pessoas tenham uma habitação melhor sendo que o pacote de medidas planeadas, comparticipado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, inclui a reabilitação de habitações sociais já existentes, a aquisição de novas frações ou prédios para a habitação, bem como a aquisição de terrenos para a construção de prédios e empreendimentos habitacionais.

Em breve, será ainda assinado um novo protocolo entre a Câmara Municipal e IHRU para a construção de 120 novos apartamentos para arrendamento acessível nas cidades de Freamunde e Paços de Ferreira, cujas obras deverão arrancar em 2022 e a terminar em 2025.

A cerimónia de assinatura do acordo contou com a animação da equipa de Trial Portugal, com a participação dos jovens, inserido no programa Bike Atitude – dinamização das comunidades locais do município.

Info e fotos  – CMPF