ESTAMOS
À ESPERA
casa das artes
2 anos 9 meses 3 semanas

Nos 28 anos da Cruz Vermelha

Em 1993, neste dia 17 foi fundada a Cruz Vermelha, com sede em Frazão. Garante o socorro e transporte de doentes e presta serviços de acção social, como apoio alimentar, loja social e casa amiga. Com cerca de 70 voluntários esta instituição apoia as pessoas do concelho e presta serviços também em algumas freguesias de Santo Tirso – Agrela, Alfena, Água Longa, Reguenga, Refojos, Santiago da Lameira.

No próximo dia 24 a equipa será reforçada com a entrada de novos elementos, numa cerimónia de Compromisso pelo trabalho voluntário.

Submetida a uma grande pressão pela pandemia do COVID, a instituição reagiu e esteve permanentemente ao serviço da população. No mesmo período foi confrontada com a diminuição de receitas, que Joaquim Sérgio Gomes, apelida de “terramoto financeiro” entretanto atenuado com donativos, quotas dos sócios e de empresas, além de algumas actividades extras, como as “janeiras”

Para o presidente da direcção, os desafios de agora são de  criatividade e disponibilidade, agregando mais voluntários para ajudarem a crescer a instituição cada vez mais confrontada com problemas novos que exigem adaptação e capacidade para enfrentar o desconhecido.

O funcionamento corrente da instituição continua a ser afectado com as baixas contribuições do governo sobretudo no apoio ao transporte: há 15 anos que os valores não são actualizados, com os preços dos combustíveis sempre a subir.