A Obra Diocesana de Promoção Social tem a partir de hoje um novo presidente por escolha do Bispo do Porto. Trata-se do padre Manuel Luís Leão Pacheco de Brito, natural da Carvalhosa, concelho de Paços de Ferreira, actual pároco de Freamunde.
Reconhecidamente, a ODPS é uma das mais nobres instituições da cidade. Sendo o Porto uma das cidades europeias com maior população em bairros sociais (cerca de 20%), simultaneamente, é uma das cidades em que se acalenta melhor harmonização social.
Criada num momento de alta tensão política entre a diocese e o governo de Lisboa, a obra nasceu em pleno exílio de Dom António Ferreira Gomes, sendo lançada por Dom Florentino e Silva. Hoje constitui uma solução de integração social no concelho portuense, não sendo possível imaginar o que seria esta cidade sem ela.
A difícil tarefa do padre Manuel Brito
O novo presidente da ODPS tem pela frente uma tarefa gigantesca, dada a dimensão institucional e sobretudo os desafios sociais que esta instituição enfrenta nos bairros da cidade. Também enfrenta um histórico de gestão que exige decisões difíceis. Mas tem o perfil certo para a dimensão do desafio.
Recorde-se que, antes desta nomeação, o bispo Manuel Linda também reformulou os serviços da cúria diocesana tendo escolhido para ecónomo da diocese o padre Samuel Guedes (ex-pároco de Ferreira, Frazão e Arreigada).
A Rádio Freamunde deseja ao padre Manuel Brito o maior sucesso nesta difícil missão.