Energia fotovoltaica vai chegar ao concelho

 O nosso concelho vai receber um investimento de uma empresa alemã em energia fotovoltaica – anunciou o município. Vamos então ver o que isso é, quais as vantagens e defeitos deste tipo de nova energia, num texto de Alberto Mirra:

Em 1838, a energia solar fotovoltaica aparece na história da energia solar pelo físico francês Alexandre Edmond Becquerel, que descobriu o efeito fotovoltaico pela primeira vez em uma experiência acidental que se verificou que sua exposição ao sol aumentava a corrente elétrica, que em outras experiencias não se verificava tal efeito. O termo “fotovoltaico” começou-se a usar no Reino Unido no ano 1849, pelo  físico italiano Alessandro Volta.

A primeira célula fotovoltaica foi criada em 1953 por Calvin Fuller, Gerald Pearson e Daryl Chapin, que descobriram a célula solar de silício produzia 0,5 volts, desde então, a tecnologia tornou-se relativamente comum em todo o mundo. Um painel fotovoltaico com várias células de silício de ligadas em conjuntos de 60 ou 72  em serie  e conseguem captar os fotões que transferem a sua energia para os eletrões presentes nos átomos de silício forçando a sua deslocações internas e gerar energia elétrica num conjunto que se chama de sistema fotovoltaico, para que a eletricidade gerada seja aproveitada para alimentar pequenos dispositivos elétricos, para isso um painel solar tem de estar ligado a um conversor de corrente em corrente alternada, e de um quadro elétrico e conjunto de baterias para armazenamento de energia elétrica capturada durante o dia.

O tempo de vida estimado de um sistema fotovoltaico é de 25 anos, mas compensa apostar na energia solar, pois em 3 anos recupera o valor do investimento inicial e ajudamos o ambiente a reduzir a nossa pegada ecológica ao gerar eletricidade limpa em casa, através da redução da emissão de carbono.

As desvantagens da energia solar são as grandes instalações solares, a degradação do solo e perda de habitats, o uso de água em usinas térmicas solares, é usada para resfriar e limpar superfícies reflexivas, os painéis de células fotovoltaicas contém uma série de materiais perigosos, que podem surgir no fluxo hidrológico superficial devido ao desmate e os destocamentos do terreno, podendo ocorrer assoreamento de cursos de drenagens naturais.

Alberto Mirra, ambientalista e membro da Bioliving

Seja Assinante

Promovemos Freamunde em todo o mundo. ASSINE aqui e, por 25 euros ano, tenha acesso a todos os conteúdos sem limite.

Não excluímos ninguém. Se não pode pagar o valor acima indicado, visite-nos ao sábado entre as 10 e as 12h00, na Rua do Comércio 125, em Freamunde, para encontramos uma solução.