ESTAMOS
À ESPERA
casa das artes
2 anos 9 meses 3 semanas 4 dias

António Meireles – como ensinar a gostar de Freamunde

António Meireles, 89 anos, nascido em Ferreira e residente em Freamunde, faleceu hoje. Dedicou a sua vida à família, próxima e alargada, para quem sempre foi uma referência de estima, gratidão, dando mostras de uma visão da vida optimista e de esperança. E é meu tio.

Merece estas linhas porque nunca tentando ser uma figura pública da nossa terra dedicou o seu tempo a explicar Freamunde e assim a ensinar-nos como gostar desta gente.

Foi o que aconteceu comigo e com muitos. Deixou fortes testemunhos nos filhos e sobrinhos que honram a sua memória e ensinamentos. E esta é a melhor homenagem que lhe podemos prestar. Semeou o amor familiar e o amor comunitário por Freamunde como se isso fosse uma devoção.

Com ele morre mais um bocado de mim. Sobretudo as recordações da minha infância povoadas que estão de muitos episódios onde ele ocupa lugar central.

Caro tio António, na próxima noite de fogo das Sebastianas olharei para o céu e tentarei descobrir no fogo de luz a brincadeira que tem reservada para nós.

Arnaldo Meireles