Benvindo a Freamunde

A si, que nos visita regularmente e a quem nos unem velhos laços de amizade; que fez de Freamunde a sua segunda terra e nos honra com a sua presença sempre que estamos em festa; que ri e se comove com o nosso teatro, que vive e sente a nossa música, que vibra e sofre com o nosso futebol.

 A si, velho amigo, que podemos nós dizer? Que continue a rir e a sofrer connosco você que é , quer queira quer não, um pouco de s.

A si, recebêmolo como se recebe um irmão, um amigo do peito. Sem qualquer cerimónia. Os braços abertos, um sorriso rasgado e... ... Venha daí esse abraço!...

Agora a si, que nos visita pela primeira vez; que tem apenas a curiosidade de saber se a terra é tão linda quanto lha pintaram; se o povo é bairrista e hospitaleiro como lhe disseram; que quer experimentar o som tonitruante de centenas de bombos; que nunca viu baterias de mísseisdisparando girândolas de fogo num espectáculo dantesco de som, luz e cor.

A si, agradecemos a preferência na certeza de que não sairá defraudada a sua expectativa.

 Porque somos tudo o que lhe contaram e o mais que verá. Porque somos um povo único a fazer amizades e fidalgo a receber. A si, recebêmolo com um pouco mais de cortesia, ainda que sem protocolo. Cientes de que de um dia voltar. Bem vindo, pois, e. . . divirtase…

Mas a ti, Freamundense, que queres que digamos?

A ti, que conheces o melhor lugar para ver a marcha; que sabes que há caldo verdena Praça; que o fogoé lançado da Jóia e se e aplaude nas famosas Escadinhas; que das duas corridas atrás das vacas de fogo” e, pela manhãzinha, pegas num balde e entras no mel.

 A ti, Freamundense, cumprete saber receber porque tu, como nós, és Freamunde.

O teu coração bate com o nosso, em uníssono, num ritmo infernal para pulsar este sangue que nos corre nas veias... forte. . . puro... azul..muito azul..

Lacerda

 

 

 

 

 

 

 

Seja Assinante

Promovemos Freamunde em todo o mundo. ASSINE aqui e, por 25 euros ano, tenha acesso a todos os conteúdos sem limite.

Não excluímos ninguém. Se não pode pagar o valor acima indicado, visite-nos ao sábado entre as 10 e as 12h00, na Rua do Comércio 125, em Freamunde, para encontramos uma solução.