A investigadora foi eleita para um mandato que iniciará no próximo ano, naquela que é uma das principais organizações europeias na área da Saúde Pública, especialidade médica que ganhou uma nova notoriedade em 2020 pelo papel fundamental que os seus profissionais têm desempenhado no controlo da pandemia de COVID-19.Congregando as principais escolas médicas da Europa, a ASPHER tem como missão declarada reforçar o papel da Saúde Pública através desenvolvimento do ensino e da formação prática de profissionais da especialidade.

Para isso, a associação fomenta a troca de boas práticas entre instituições e sistemas de saúde de toda a região, desenha modelos de ensino e formação em todos os níveis académicos e promocionais e promove a criação de alianças internacionais entre instituições e programas de ensino de Saúde Pública.

Carla Lopes conta com um vasto currículo científico na área da Saúde Pública e Epidemiologia. Além de Professora Associada da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), com Agregação em Saúde Pública; é coordenadora do programa doutoral em Saúde Pública da FMUP, coordenadora do Departamento de Nutrição em Saúde Pública do ISPUP e do grupo de investigação em Epidemiologia da Nutrição e da Obesidade, da Unidade de Investigação em Epidemiologia (EPIUnit) daquele instituto.

As suas principais áreas de investigação incidem sobre os determinantes do consumo e comportamento alimentar, a relação entre a alimentação e a saúde cardiovascular e metodologias de avaliação do consumo alimentar.