ESTAMOS
À ESPERA
casa das artes
2 anos 9 meses 3 semanas 4 dias

Clube Ornitológico – os pássaros querem voar

Depois de em Fevereiro de 2020 ter comemorado as suas Bodas de Prata, 25 anos de paixão e dedicação à ornitologia com a devida e merecida pompa e circunstância com os seus associados, desta vez o Clube Ornitológico de Freamunde comemora o seu 26.º aniversário apenas de forma virtual, sempre a presença dos seus membros, sem o soprar as velas de um bolo azul, que também é de esperança para que o quanto antes possam regressam ao convívio na sua sede, na Rua das Sebastianas, em Freamunde.

Em 2020 já não foi também possível a realização da 26.ª Exposição Ornitológica, exposição essa que conta com os Troféus Cândido Correia, Adão Leal e Francisco Sousa, sócios e criadores que já partiram e que viram desta forma reconhecido toda a entrega, dedicação e amor ao clube. A pandemia impediu também a realização do habitual leilão que através de aves oferecidas pelos sócios é uma importante fonte de receita bem como de um momento de convívio entre os apaixonados ornitológicos.

O que ainda foi possível em 2020 e um dos momentos mais marcantes da história do clube, foi a conquista de muitos troféus por parte António Leal e Rui Ribeiro, sócios e criadores naturais de Freamunde, no Campeonato Internacional Atlântico, que desta vez se realizou em Famalicão. São 300 os sócios deste clube que na sua maioria se dedicam à criação de canários e que para além dos criadores de Freamunde e de outras freguesias do nosso concelho, conta também com associados de Vila Real, Famalicão, Bragança, Guimarães, Braga, Porto, V. N. Gaia entre outras localidades.

Muitas felicidades e muito sucesso com muitos anos de vida para este clube da nossa terra membro da FONP – Federação Ornitológica Nacional Portuguesa. Parabéns, na pessoa do seu Presidente, Ulisses Morais, extensivo a todos os dirigentes, associados e amigos do Clube Ortinológico de Freamunde

Texto, Pedro Ribeiro

Fotos, COF Freamunde