ESTAMOS
À ESPERA
casa das artes
2 anos 9 meses 3 semanas 4 dias

Dom António Taipa homenageado pela Irmandade dos Clérigos

António Taipa, aqui chamado “o nosso bispo” foi homenageado no domingo pela irmandade dos Clérigos no Porto pelos serviços prestados à diocese. Esta irmandade celebrava o seu 242º aniversário. E merece visita pelo que oferece, mas sobretudo pelo que representa, mesmo nos domínios da saúde.
***
O passado domingo, 12 de dezembro de 2021, foi festejado em grande! 🥳
O dia começou com as visitas guiadas gratuitas ao património dos Clérigos, esgotadas logo desde o seu anúncio, e que bom foi partilhar o nosso dia com todos os que quiseram vir conhecer a Torre, Museu e Igreja dos Clérigos.
Durante a tarde tivemos um surpreendente concerto da carrilhanista Ana Elias, naquele que é considerado, o Carrilhão da Cidade.
O dia foi decorrendo em festa e no final da missa do 242º aniversário, a Irmandade dos Clérigos apresentou uma aplicação para smartphones, desenvolvida com a Diocese do Porto, onde é possível encontrar os locais de culto perto do utilizador; identificar as missas que estão a decorrer; pesquisar os Párocos e as Vigararias, entre outras, funcionalidades. Foi também anunciada a Exposição e Adoração ao Santíssimo, na capela da Senhora da Lapa – na Igreja dos Clérigos -, assegurada pela Conferência de S. Vicente de Paulo, de terça a sábado, das 9h30 às 11h00.
Seguiu-se ainda uma homenagem a D. António Taipa, Bispo Auxiliar Emérito do Porto, como forma de agradecimento pelo seu serviço prestado e dedicação à Diocese do Porto.
O dia culminou na Igreja dos Clérigos que em pleno século XXI é um palco para a Música, com um magnífico concerto de piano de Rui Massena, acompanhado por dois violinistas. Uma noite memorável que fica na história de mais um aniversário. 👌
Texto e fotos – Irmandade dos Clérigos