“Pedaços de Nós” não parece, mas já lá vão 20 anos

A Associação Cultural e Recreativa Pedaços de Nós deu ontem início às comemorações do seu 20.º aniversário. Foi a 1 de Julho de 2001, que foi lançado o livro de poesia ilustrada, “Pedaços de Nós”, com 40 poemas de António Rodela sobre personalidades de Freamunde, e que contou com ilustrações, na sua maioria de Inô Vitor – Vitorino Ribeiro e uma ilustração de Augusto Ramos, Fedra Pereira, Jorge Humberto, Onofre Silva e que viria a ser o ponto de partida para a criação desta associação, fundada a 29 de Janeiro de 2002. O Coro Pedaços de Nós, cantou na missa realizada na Igreja do Divino Salvador, em Freamunde, tendo-se seguido uma romagem aos cemitérios n.º 1 e n.º 2, pelos sócios e dirigentes já falecidos.

À noite, realizou-se na sede da Pedaços de Nós, a sessão solene, que devido à situação pandémica e limitação da presença do número de pessoas, contou com a presença dos órgãos sociais fundadores da associação e os atuais órgãos sociais.  Usaram da palavra e enalteceram o trabalho desenvolvido desde há duas décadas por esta associação o Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Dr. Humberto Brito e o Presidente da Junta de Freguesia de Freamunde, José Luís Monteiro. Foram lidos alguns dos poemas deste livro e cantados alguns destes poemas pela voz de Daniela Nunes, Rui Taipa e Carlos Cabral, na sua maioria compostos por José Lobo e também por Carlos Cabral.

Luísa Alves Carneiro, a “Luisinha”, Presidente desde a fundação e até há poucos anos, presenteou António Rodela e a Pedaços de Nós com uma lembrança que assinala a efeméride, recordando também um pouco da vida desta associação e desejou as maiores felicidades para o seu futuro.

O Presidente da A. C. R. Pedaços de Nós, Pedro Ribeiro, agradeceu todo o empenho e dedicação dos fundadores desta associação, a todos os artistas que pertencem e pertenceram a esta associação, bem como o apoio necessário e imprescindível dos sócios, patrocinadores, Câmara Municipal de Paços de Ferreira e Junta de Freguesia de Freamunde, de forma a que seja possível manter em atividade a Big Band Pedaços de Nós, com direção artística de Hugo Marinheiro; as Castanholas de Freamunde – Pedaços de Nós, com direção artística de Pedro Ribeiro; o Coro Pedaços de Nós, com direção artística de Daniela Nunes; o Pedasons – grupo de percussão, com direção artística de Jorge Nautílio; o Teatro Pedaços de Nós, com direção artística de Vitorino Ribeiro; o Teatro Infanto-Juvenil Pedaços de Nós, com direção artística de Juan Fernandez e toda a agenda cultural regular que têm apresentado. Foi também anunciado para breve o lançamento do livro 20 Anos – 20 Pedaços de Nós, da autoria de Joaquim Pinto, com biografias sobre 20 personalidades de Freamunde, que marcaram o seu tempo, fazendo algumas delas parte da toponímia desta cidade.

Seja Assinante

Promovemos Freamunde em todo o mundo. ASSINE aqui e, por 25 euros ano, tenha acesso a todos os conteúdos sem limite.

Não excluímos ninguém. Se não pode pagar o valor acima indicado, visite-nos ao sábado entre as 10 e as 12h00, na Rua do Comércio 125, em Freamunde, para encontramos uma solução.