Ferreira: sucesso no futebol com crença no futuro

O futebol em Ferreira foi sempre amado pelos locais que sempre improvisaram o jogo em terrenos disponíveis na altura na freguesia quer nos lugares de Gilde, São Miguel e Saboeiro. Em 1982 nasceu o GDC de Ferreira que hoje honra a gente da terra pela sua qualidade na formação dos mais pequenos e nos bons resultados da equipa sénior.

O Grupo Desportivo e Cultural de Ferreira foi fundado a 8 de Setembro de 1982 pela mão do primeiro presidente o Sr Manuel da Silva Alves. Federado na Associação de Futebol do Porto, a primeira equipa Sénior a ser inscrita nas suas competições ocorreu em  97/98, à altura com a presidência do Sr Luís Carlos Leal.

Pouco tempo depois deu-se início ao futebol de formação com equipa no escalão de Juvenis, decorria a época 99/2000, com o Sr Carlos Manuel Ferreira Santos a presidente.
Desde então assistiu-se ao evoluir da formação; Benjamins, Infantis, Iniciados, Juvenis e Juniores são as equipas que surgiram até aos dias de hoje, contando o clube a cada época com 100 atletas na prática desportiva da freguesia de Ferreira.

Palmarés da equipa sénior: vencedor taça e super taça de amadores da AFP 2010/2011 e campeão da segunda divisão distrital 2018/2019, cuja época desportiva marca para sempre a história deste clube.

Actualmente na 1a Divisão Distrital, em 2º lugar na classificação com diferença de 1 ponto do primeiro lugar mas com um jogo a menos, acredita-se na subida à Divisão de honra, nesta época desportiva 2019 /2020 já dada por terminada pela AFP devido ao covid – 19, a 8 de Abril do corrente.

A equipa principal tem, assim, honrado o clube e a freguesia de Ferreira com os seus resultados, atitude, união de equipa, vontade de ganhar e oferecido grandes alegrias aos sócios, adeptos e simpatizantes.

Forçados a jogar em campo emprestado, CCD Sobrosa, por ausência de medidas de campo exigidas para a disputa na 1a divisão e seguintes, aguardam, quase impacientemente, pelas obras de alargamento e sintético prometidas no ano de 2017.

Ainda assim, não baixaram os braços, apesar do descontentamento destas condições, defendem e representam o símbolo do clube com dignidade e humildade, características que os levam em duas épocas consecutivas a grandes sucessos. De salientar que jogam a troco de umas sandes no final de cada jogo; não existe qualquer tipo de retribuição monetária para jogadores ou treinadores.

Com o intuito de alguma forma agradecer e reconhecer aos seus atletas e equipas técnicas, desde a época 2015/2016 que é realizado um convívio que marca o fim de cada ano desportivo. O clube oferece o lanche e entrega Troféus em diversas categorias a todos os escalões de futebol e respectivos treinadores.

Presidentes que passaram no Clube desde o início das competições da AFP, além dos já referidos, Sr Carlos Agostinho Valente Santos, Sr Armando Nunes,  Sr. Arnaldo, Sr. Pascoal, Sr Bernardino Neto, por duas vezes, Sr Jorge Pinto, Sra Justina Moreira e actualmente, e de novo, Sr Carlos Agostinho Valente dos Santos.

Gerido por Comissão Administrativa desde a época 2014/2015, o GDC Ferreira ambiciona com a continuidade da prática desportiva nos escalões de formação e equipa Sénior nas suas instalações, com as devidas exigências a que os dias de hoje obrigam.

Pretende desta forma honrar todos os dirigentes que passaram pelo clube desde a sua fundação e que a ele muito deram de si e sacrificaram também as suas vidas pessoais em prol do crescimento deste grupo.

FOTOREPORTAGEM GDCF

Benjamins época 2019/2020

Infantis 2019/2020

Iniciados 2019/2020

       Juniores 2019/2020

Alegria do título de campeões 2ª divisão AFP

 Séniores 2019/2020

Seja Assinante

Promovemos Freamunde em todo o mundo. ASSINE aqui e, por 25 euros ano, tenha acesso a todos os conteúdos sem limite.

Não excluímos ninguém. Se não pode pagar o valor acima indicado, visite-nos ao sábado entre as 10 e as 12h00, na Rua do Comércio 125, em Freamunde, para encontramos uma solução.