ESTAMOS
À ESPERA
casa das artes
2 anos 9 meses 3 semanas 4 dias

Rússia decide diminuir a atividade militar em direção a Kiev, Chernigov

A Rússia anunciou hoje através da agência de informação TASS que decidiu diminuir a actividade militar na direcção de Kiev e Chernigov, após as conversações de hoje em Istambul, na Turquia, e onde a Ucrânia deu luz verde para aceitar a o “estatuto de neutralidade”

“Devido ao fato de que as conversações sobre a preparação de um acordo sobre a neutralidade e o status não nuclear da Ucrânia, bem como sobre o fornecimento de garantias de segurança à Ucrânia, estão se movendo para a esfera prática, considerando os princípios discutidos durante a reunião de hoje, a fim de reforçar a mútua confiança e criar as condições necessárias para o prosseguimento das conversações e a consecução do objetivo final – a coordenação e a assinatura do referido acordo – o Ministério da Defesa russo tomou a decisão de reduzir cardinalmente, várias vezes, a atividade militar no sentido de Kiev e Chernigov”, disse.

“Estamos partindo da premissa de que Kiev tomará as decisões básicas correspondentes e as condições devem ser criadas para o trabalho normal”, acrescentou o oficial militar. Ele também disse que o Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia informará com mais detalhes sobre as decisões tomadas após o retorno da delegação russa a Moscou.

“Gostaria de me dirigir aos representantes ucranianos e instar a Ucrânia a observar estritamente as Convenções de Genebra, inclusive no que diz respeito ao tratamento humano dos prisioneiros de guerra. estão pedindo ao lado ucraniano que tome medidas exaustivas para excluir essa prática”, enfatizou.
___________________
Info TASS