ESTAMOS
À ESPERA
casa das artes
2 anos 10 meses 1 dia

Salmonela nos “ovos” Kinder

Os famosos chocolates Kinder fabricados na Bélgica nas fábricas de Arlon estão a ser recolhidos depois de o produtor ter sofrido uma falha grave no circuito de produção. Foi detectada a existência de salmonela nos “ovos”, um risco para a saúde pública e que deve ser tido em conta pelos consumidores.

Dezenas de casos de salmonelose foram detectados na Europa. As suspeitas do foco de contaminação convergem para os produtos de chocolate Kinder fabricados na Bélgica, o que levou à sua retirada dos mercados por parte do fabricante Ferrero.

Foi solicitada a devolução dos produtos Kinder produzidos nas fábricas de Arlon, na Bélgica, os quais eram comercializados na França, na Bélgica, no Reino Unido, na Irlanda do Norte, na Alemanha e na Suécia, anunciou a marca Ferrero nesta terça-feira (5).

No Reino Unido, foram registados 63 casos de contaminação por salmonela, disse à AFP uma porta-voz das autoridades sanitárias britânicas.

Na França, 21 pacientes foram informados pelo Centro Nacional de Referência de Salmonela do Instituto Pasteur e, deste, 15 relataram terem consumido os produtos Kinder em questão, segundo o órgão nacional responsável pela saúde pública.

A idade média dos casos é de 4 anos. As intoxicações alimentares causadas por salmonela causam transtornos gastrointestinais, com frequência acompanhados de febre nas 48 horas seguintes ao consumo.

_________________________________________________
AFP