ESTAMOS
À ESPERA
casa das artes
2 anos 9 meses 3 semanas 4 dias

Como reagir perante a notícia de uma doença fatal

De acordo com os autores Costa (2011) e Dinis (2013) existem evidências de neuroimagem que revelam alterações funcionais e estruturais nas áreas cerebrais envolvidas nas funções cognitivas. Embora não se verifique um padrão e as alterações possam variar de doente para doente, apresentando diferentes intensidades e duração.

As avaliações neuropsicológicas destes doentes tem identificado alterações nos domínios cognitivos memória verbal, memória de trabalho, função executiva, atenção/concentração, linguagem e velocidade motora (Untura e Rezende, 2012).

Alterações na capacidade de aprendizagem, de raciocínio e das capacidades visuoespaciais, durante e após o término da quimioterapia (Argyrion, Assimakopoulos, Iconomon, Giannakopoulon e Kalofonos; 2011). Ao longo dos últimos 11 anos de prática profissional com doentes que realizam ou realizaram tratamentos de oncologia a perceção de alterações cognitivas tem sido bastante evidente.

Neste sentido, surgiu a necessidade de desenvolver material que possa auxiliar na sensibilização e prevenção destas mesmas alterações. O livro “Minha mente o vento não leva!” procura ir de encontro a esta necessidade sentida.

Assim, é destinado exclusivamente a pessoas que se encontram a fazer tratamentos de quimioterapia e/ou radioterapia e que, através da realização diária dos exercícios nele incluídos, pretendem manter a atividade mental e prevenir eventuais alterações cognitivas que podem ou não advir dos tratamentos realizados.

Pretende-se que seja um livro que acompanhe a pessoa às consultas, exames e tratamentos, onde possa ter ao seu alcance uma panóplia de exercícios prazerosos e desafiantes que a mantenham distraída, ocupada e a cuidar de si mesma, durante o tempo que tem disponível e aguarda que seja chamada.

É adquirido com um formato de e-book, pode ser impresso em tamanho A4, duas páginas por folha, a preto e branco ou a cores. Tamanho de letra a pensar nas pessoas que apresentam algumas dificuldades visuais.

A sua aquisição é gratuita após o preenchimento e submissão do questionário: https://forms.gle/dwdWFPD6ityudmVJ7

Ressalva-se que aquando do preenchimento do referido questionário será pedido para criar um código, este deve ser enviado obrigatoriamente para o email: minhamenteoventonaoleva@gmail.com, sem o envio deste código a pessoa não irá receber o link para download do e-book. O pedido pode ser feito pelo próprio, por um familiar, amigo ou profissional que acompanhe o doente, seja em contexto de saúde ou social.

Referências bibliográficas:

Argyrion AA, Assimakopoulos K, Iconomon G, Giannakopoulon F, Kalofonos HP. Either Called “Chemobrain” or “Chemofog”, the Long-Term Chemotherapy. Induced Cognitive Decline in Cancer Survivors is Real. J Pain Symptom Manage 2011;41:126-139.

Costa, A. S. M. (2011). Efeitos cognitivos da quimioterapia (Master’s thesis). https://repositorioaberto.up.pt/bitstream/10216/62193/2/Efeitos%20Cognitivos%20da%20Quimiotera pia.pdf

Dinis, N. P. (2013). Avaliação neuropsicológica de doentes oncológicos submetidos à quimioterapia: um estudo comparativo (Master’s thesis).   https://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/5817/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%2 0de%20Mestrado.pdf

Meyers, C. A. (2015). Cognitive function. In L. E. Foxhall & M. A. Rodriguez (Eds.), Advances in Cancer Survivorship Management (pp. 335-341). New York: Springer.

Untura LP, Rezende LF (2012). 257 Revista Brasileira de Cancerologia 2012; 58(2): 257-265.

 

Susana Duarte – Licenciada e mestrada em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Universidade da Beira Interior. Pós-graduada em Intervenção com doentes de Alzheimer e outras demências, pelo Instituto Miguel Torga. Especializada em cuidados paliativos, pelo Instituto Português de Psicologia do Porto. Formação em Arte terapia e musico terapia, pela Education and Culture DG – Lifelong Learning Programme, Bulgária. Formação avançada em Inteligência Emocional, pela Treino de Inteligência Emocional. Experiência profissional em ERPI´s, infantários e Unidade de Cuidados Continuados Integrados (convalescença, média e longa duração). Membro do conselho fiscal (suplente) da Associação de Apoio Voluntário ao Idoso só. Formadora e facilitadora de Grupos de Suporte Emocional para Cuidadores informais. Criadora de jogos de intervenção em grupo para idosos e dinâmicas intergeracionais. Organizadora e palestrante em diversos seminários e congressos.  Autora do livro Protocolo Individual de Estimulação Cognitiva.  Co-autora no livro Pensar e compreender o envelhecimento em emergência de pandemia – Capitulo: Inteligência emocional nas equipas.  Colaboração na revista Humaniza – do IPO de Coimbra Autora do livro: Minha mente o vento não leva! Contacto: susanacgduarte@gmail.com https://www.facebook.com/susana.duarte.796/