ESTAMOS
À ESPERA
casa das artes
2 anos 10 meses 1 dia

Hospital da Misericórdia reabre para combate ao Covid

O hospital da Misericórdia de Paços de Ferreira foi hoje reaberto como unidade de rectaguarda dedicada a doentes de Covid em recuperação.

 

Protecção civil, ARS Norte, Segurança Social e Câmara Municipal promoveram a reactivação desta unidade permitindo o acolhimento de doentes hospitalizados e em situação de pré-alta clínica. Está preparado para receber 30 doentes, podendo nos próximos dias aumentar a capacidade.

Segundo a ARS Norte o número diário de infectados no nosso concelho diminuiu consideravelmente, o que considera uma resposta positiva da população que tomou mais a sério os cuidados de protecção aconselhados pelas autoridades de saúde.

Esta unidade surge depois de ter sido criada uma idêntica em Ermesinde, nas instalações do seminário do Bom Pastor, onde foi adaptado um pavilhão para acolhimento de doentes.

A reabertura destes portões acaba por ser simbólica, apesar dos piores motivos. Uma unidade de saúde com fortes tradições no concelho, inactiva por incapacidade financeira da Misericórdia em promover o seu funcionamento. Trata-se de um activo estratégico para a nossa população e que merece ser protegido.

Todos os esforços são poucos para ajudar a Misericórdia a manter na sua posse este edifício. Sendo de esperar das autoridades de Saúde e da Segurança Social uma atenção particular a esta instituição, pelos relevantes serviços comunitários que presta.