ESTAMOS
À ESPERA
casa das artes
2 anos 9 meses 3 semanas

Ministro da Educação assinala reabertura das aulas a partir de Paços de Ferreira

Em tempo de novidades e de alguma abertura na luta contra a pandemia do Covid, o ministro da Educação Brandão Rodrigues assinalou a reabertura das escolas numa visita a Paços de Ferreira e onde explicou os cuidados a ter e o plano de vacinação sobretudo do pessoal docente.

Informou que já foram realizados 65 mil testes à covid-19 nas comunidades educativas, o que vai continuar numa segunda fase “muito mais exigente”, a partir de amanhã.

“Como é sabido nós temos vindo a testar as nossas comunidades educativas desde o dia 20 de janeiro. Já levamos 65 mil testes feitos, com grau de positividade muito baixo, entre 0,1 e 0,2 por cento”, disse o ministro que estava acompanhado de autarcas locais, embora com a ausência do presidente da junta de freguesia de Paços de Ferreira.

Segundo Humberto Brito esta cerimónia de reabertura das escolas nomeadamente a visita do ministro a Paços de Ferreira ,que foi severamente fustigado pela pandemia, é também um sinal claro e inequívoco que damos à comunidade e aos pais em particular a garantia de que a escola é um local seguro”.

Também hoje a Fenprof defendeu uma avaliação qualitativa no segundo período de aulas ​​​​​​para que os professores percebam o que cada aluno aprendeu no ensino à distância e possam preparar o resto do ano letivo.

Sem aulas presenciais desde o final de janeiro, os alunos do 2.º e 3.º ciclo só voltam a sentar-se nas salas de aula a 05 de abril, seguindo-se os estudantes do secundário com data marcada para 19 de abril.

Para estes alunos, o segundo período decorreu praticamente todo em casa e para muitos faltaram condições para aprender convenientemente, disse Mário Nogueira.

Fotos – CMPF